quarta-feira, 28 de outubro de 2009

I Jogos Sul-americanos de Praia 2009

COB enviará cerca de 80 atletas para os I Jogos Sul-americanos de Praia no Uruguai
 

Entre os dias 3 e 13 de dezembro o Uruguai será palco da primeira edição dos Jogos Sul-americanos de Praia. Com competições em Montevidéu e Punta del Este, o evento terá a disputa de oito modalidades: Handebol de praia, futebol de praia, rúgbi e vôlei de praia serão disputados em Montevidéu, enquanto esqui aquático, maratona aquática, surfe, triatlo e vela serão em Punta del Este. O fitness será disputado como modalidade-exibição nas duas sedes. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) enviará cerca de 80 atletas para representar o Brasil no evento, promovido pela Organização Desportiva Sul-americana (ODESUR).




O evento exigirá um planejamento especial por parte do COB, já que algumas modalidades são adaptadas para a praia e outras, como o surfe, não fazem parte do trabalho diário da entidade. Já para outras modalidades como o triatlo, o vôlei de praia e a maratona aquática, a competição faz parte da preparação para os Jogos Olímpicos de Londres 2012. Em março de 2010, o Brasil participará dos Jogos Sul-americanos, em Medelín, e em 2011 dos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, no México. "A competição será importante para avaliarmos o desenvolvimento técnico de alguns atletas. Em outros casos será uma valiosa oportunidade para o surgimento de novos talentos, que podem despontar no cenário esportivo. Enviaremos uma equipe forte para representar o Brasil da melhor forma possível", afirma o superintendente executivo de esportes do COB, Marcus Vinicius Freire.



Em Montevidéu, todas as competições serão disputadas em uma arena especialmente construída para o evento, com capacidade para 2.700 pessoas, na praia de Pocitos. As provas de Punta del Este serão realizadas nas praias de Montoya, Maldonado e Mansa. "Além de servir como etapa de preparação para os Jogos Sul-americanos, os Jogos Sul-americanos de Praia são uma competição de caráter inovador e que integrará a juventude, principalmente, em torno do esporte", explica Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB e da ODESUR.
 
 
fonte: COB

Nenhum comentário:

Postar um comentário